B E D I G I T A L

Checkout em etapas ou em uma página, qual o melhor?

Este é um velho assunto entre marketeiros, lojistas e desenvolvedores que trabalham com comércio eletrônico e lojas virtuais. Qual o melhor tipo de checkout para minha loja ou para o meu cliente? Checkout em 1 etapa (One Page Checkout) ou checkout em 5 etapa?

Bom, neste artigo vou responder o que sempre responto a todos os meus clientes, explicar a diferença de ambos e você pode finalmente decidir ou não qual o melhor checkout para sua loja.

Sempre quando um dos meus clientes de ecommerce me pergunta sobre o assunto minhas resposta é: DEPENDE.

Mas porque depende? Simples, porque ambos os checkouts possuem seus motivos para existirem e ambos funcionam bem, tudo depende do seu perfil de cliente e publico.

Vamos lá entender melhor sobre ambos.

Checkout em 5 etapas

Este meio é o mais antigo e tradicional tipo de checkout que conhecemos, ainda muito utilizado e funcional é uma checkout que separa as etapas da compra em páginas separadas, geralmente seguindo o fluxo. Carrinho de compras > Cadastro de Usuário > Cadastro de Endereço > Seleção de Frete > Pagamento.

O cliente preenche individualmente cada formulário e etapa em páginas diferentes, salvando aos poucos os dados e opções selecionadas.

É um checkout mais seguro de trabalhar, pois se houver uma dificuldade ou problema técnico com o cliente durante o fluxo de compra, pois é mais fácil  para o cliente explicar para o lojista em qual etapa ele parou e tem dificuldade.

Outro ponto positivo é que se o cliente sai da página ou perde a conexão, os dados preenchidos anteriormente já estão salvos e ele prossegue exatamente da onde parou.

Como as etapas são dividida em páginas separas, os detalhes da compra e o foco do cliente é direcionado aquela etapa, evitando confusões ou dúvidas na finalização do pedido.

Por esse motivo esse é um checkout excelente para lojas virtuais que vendem produtos voltado para o idoso ou com pouca experiência em compras onlines.

Prós 

  • Etapas bem definidas e explicadas para o cliente
  • Facilidade em identificar problemas técnicos, perda de conversão e dificuldades gerais do cliente
  • Adequado para maioria dos casos e clientes

Contras

  • Performance inferior pois o cliente pula de página em página conforme as etapas
  • Pode parecer massante e irritante para clientes mais acelerados

Checkout em uma página

Conhecido mais pelo seu termo em inglês One Page Checkout, este meio de finalizar a compra leva o cliente do carrinho para página final do checkout sem pelas etapas citadas no checkout de 5 etapas explicado anteriormente.

Dessa forma o cliente adiciona os produtos ao carrinho, clica em finalizar compra e o mesmo é levado para uma tela final, onde contém os formulários de registro de usuário/cliente, endereço, seleção de frete e pagamento, fazendo o cliente preencher tudo em uma única página e finalizar a compra sem outras páginas.

Indicado para lojas virtuais e ecommerce que possuem um publico mais jovem e experiente com internet, que desejam praticidade e agilidade para concluir a compra.

Prós

  • Mais simples e rápido
  • Fácil conversão por impulso
  • Melhor aceito por clientes com conhecimento em tecnologia e internet.

Contras

  • Maior risco do cliente sair da página e perder todos os dados.
  • Ruim para identificar dificuldades e problemas de fluxo durante a compra.
  • Pouco aceito por clientes com mais idade ou com pouca experiência em compras online.

Resumindo, se você possui uma loja virtual que vende produtos para um publico jovem e acostumado a fazer compras online o checkout em 1 etapa pode ser mais adequado. Mas se a sua loja atende um publico genérico ou com mais idade é melhor ir para o checkout em etapas.

De qualquer forma ambos os meios levam o cliente a converter e na minha opinião independente da forma que sua loja trabalha o checkout esse não é um fator tão determinante para o cliente finalizar a compra ou não. Afinal se o mesmo estiver interessado no produto e gostou do mesmo ele vai tentar fechar a compra nem que seja por sinais de fumaça.

O único impedimento independente do tipo de checkout que você utiliza é algum defeito no funcionamento do fluxo desse checkout.


Artigos Relacionados

    Deixe um Comentário

    A beDigital possui excelência no que se diz respeito à desenvolvimento e otimização de projetos web.

    Nossa satisfação é o crescimento dos nossos clientes.

    Rua Antônio Ferragutti 647, Pinheirinho CEP 13289-328,  Vinhedo – São Paulo
    beDigital Soluções Web © CNPJ 23.368.539/0001­01
    Copyright – Todos os direitos reservados.