Este é um velho assunto entre marketeiros, lojistas e desenvolvedores que trabalham com comércio eletrônico e lojas virtuais. Qual o melhor tipo de checkout para minha loja ou para o meu cliente? Checkout em 1 etapa (One Page Checkout) ou checkout em 5 etapa?
Bom, neste artigo vou responder o que sempre responto a todos os meus clientes, explicar a diferença de ambos e você pode finalmente decidir ou não qual o melhor checkout para sua loja.
Sempre quando um dos meus clientes de ecommerce me pergunta sobre o assunto minhas resposta é: DEPENDE.
Mas porque depende? Simples, porque ambos os checkouts possuem seus motivos para existirem e ambos funcionam bem, tudo depende do seu perfil de cliente e publico.
Vamos lá entender melhor sobre ambos.
Checkout em 5 etapas
Este meio é o mais antigo e tradicional tipo de checkout que conhecemos, ainda muito utilizado e funcional é uma checkout que separa as etapas da compra em páginas separadas, geralmente seguindo o fluxo. Carrinho de compras > Cadastro de Usuário > Cadastro de Endereço > Seleção de Frete > Pagamento.
O cliente preenche individualmente cada formulário e etapa em páginas diferentes, salvando aos poucos os dados e opções selecionadas.
É um checkout mais seguro de trabalhar, pois se houver uma dificuldade ou problema técnico com o cliente durante o fluxo de compra, pois é mais fácil para o cliente explicar para o lojista em qual etapa ele parou e tem dificuldade.
Outro ponto positivo é que se o cliente sai da página ou perde a conexão, os dados preenchidos anteriormente já estão salvos e ele prossegue exatamente da onde parou.
Como as etapas são dividida em páginas separas, os detalhes da compra e o foco do cliente é direcionado aquela etapa, evitando confusões ou dúvidas na finalização do pedido.
Por esse motivo esse é um checkout excelente para lojas virtuais que vendem produtos voltado para o idoso ou com pouca experiência em compras onlines.
Prós
Contras
Conhecido mais pelo seu termo em inglês One Page Checkout, este meio de finalizar a compra leva o cliente do carrinho para página final do checkout sem pelas etapas citadas no checkout de 5 etapas explicado anteriormente.
Dessa forma o cliente adiciona os produtos ao carrinho, clica em finalizar compra e o mesmo é levado para uma tela final, onde contém os formulários de registro de usuário/cliente, endereço, seleção de frete e pagamento, fazendo o cliente preencher tudo em uma única página e finalizar a compra sem outras páginas.
Indicado para lojas virtuais e ecommerce que possuem um publico mais jovem e experiente com internet, que desejam praticidade e agilidade para concluir a compra.
Prós
Contras
Resumindo, se você possui uma loja virtual que vende produtos para um publico jovem e acostumado a fazer compras online o checkout em 1 etapa pode ser mais adequado. Mas se a sua loja atende um publico genérico ou com mais idade é melhor ir para o checkout em etapas.
De qualquer forma ambos os meios levam o cliente a converter e na minha opinião independente da forma que sua loja trabalha o checkout esse não é um fator tão determinante para o cliente finalizar a compra ou não. Afinal se o mesmo estiver interessado no produto e gostou do mesmo ele vai tentar fechar a compra nem que seja por sinais de fumaça.
O único impedimento independente do tipo de checkout que você utiliza é algum defeito no funcionamento do fluxo desse checkout.